Diabetes tipo 2
Tratamentos inovadores em desenvolvimento buscam pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo 2.
Novos tratamentos para diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 ocorre quando existe uma produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, ou quando o organismo não consegue utilizar a insulina de forma eficiente levando a um aumento da glicose no sangue, a hiperglicemia.
Se tratada corretamente a pessoa com diabetes pode ter uma vida normal, do contrário várias complicações podem ocorrer tais como doenças cardiovasculares, renais, cegueira e até amputação dos membros.
Novos tratamentos estão constantemente em desenvolvimento seja para obter um melhor controle da diabetes ou para diminuir os riscos de complicações por outras doenças.
Diabetes Tipo 2
A diabetes se caracteriza pelo alto nível de glicose no sangue que no caso da diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue utilizar corretamente a insulina produzida ou não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, que se manifesta mais frequentemente em adultos acima de 40 anos, mas crianças também podem apresentar.
Os sintomas mais comuns são a sede excessiva, micção frequente e perda de peso sem explicação. Outros possíveis sintomas são fome demasiada, cansaço e feridas que não cicatrizam e as causas normalmente são a obesidade e falta de exercício físico, porém o fator genético também possui influência.
A diabetes de tipo 2 é considerada uma doença crónica, e leva a uma diminuição da esperança média de vida de dez anos. Isto ocorre em parte devido a diversas complicações associadas à doença, entre as quais o risco maior de doenças cardiovasculares, um risco vinte vezes maior de amputações dos membros inferiores e a índice maior de hospitalizações. Em diversos países, principalmente os desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de cegueira não-traumática e de insuficiência renal crónica.
O diagnóstico é feito através de exames de sangue que verificam de diferentes maneiras as taxas de glicose no sangue, além da observação dos sintomas.
O tratamento da diabetes de tipo 2 visa o controle do nível de glicose no sangue dentro dos parâmetros normais através de intervenções no estilo de vida, como a prática de exercícios regulares e dietas equilibradas, e o uso de medicamentos antidiabéticos orais que aumentam a produção de insulina pelo pâncreas e/ou melhoram a capacidade das células do organismo para responderem à insulina.